Desafios de gênero em STEM: contribuições filosóficas para a justiça epistêmica

vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: María Brantt Gómez; Pamela Soto García; Lorena Zuchel

Resumo:

Discutem-se os avanços das políticas de gênero no Chile, a partir de propostas para áreas STEM e seu impacto para uma maior justiça social na construção do conhecimento desenvolvido pelas mulheres. A análise é realizada em função de uma perspectiva filosófica que aborda o conceito de justiça em condições que garantam trajetórias educacionais igualitárias. Na primeira seção, examinam-se algumas políticas públicas em Gênero e STEM implementadas no Chile, com base em propostas ministeriais. Na segunda secção, analisam-se essas propostas, numa perspectiva filosófica, focalizando a dimensão da “injustiça epistêmica” (Fricker, 2017) e distinguindo as principais barreiras existentes. Na terceira secção, com a consideração da categoria “inter”, propõem-se condições de igualdade de gênero, a partir de teorias críticas, como a epistemologia da ignorância. Conclui-se com reflexões em direção a uma maior justiça epistêmica na construção do conhecimento.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400190

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15477

Palavras-Chave: Gênero, STEM, Políticas públicas, Chile, Injustiça epistêmica

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.