O fenômeno da cisão do eu na vivência do trauma: corpo, memória e história
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Rosario Gazmuri
Resumo:
Este artigo aborda as cisões decorrentes do trauma da mulher como consequência do abuso sexual na infância. Em muitos casos, esquecem o acontecimento que causou o trauma: porém, ele invade a vida, o corpo e a vivência de cada um deles até explodir e ultrapassar a barreira da memória. A partir de histórias de mulheres que passaram por essa experiência, o objetivo deste trabalho é realizar uma abordagem fenomenológica da dinâmica entre corpo, memória, história e dor, a fim de descobrir como algo esquecido opera de forma presente, com muito mais poderoso que a memória consciente e as consequências de tal fato na experiência vivida. Tal análise fenomenológica será realizada a partir da filosofia de Husserl, Merleau-Ponty e de alguns de seus eminentes leitores (Geniusas, Leder, Fuchs, Umbelino).
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400236
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15801
Palavras-Chave: Excisão, Corpo, Trauma, Memória, Intencionalidade operante
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.