A crise da ciência como crise de felicidade: ética e generatividade em E. Husserl

vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Magdalena Guíñez; María Celeste Vecino

Resumo:

O trabalho busca determinar se a crise, diagnosticada por Husserl, é um obstáculo à felicidade. Com isso, explicamos conexões entre ética e generatividade que têm sido pouco investigadas pela literatura especializada. Começamos expondo a teoria da felicidade de Husserl, a fim de utilizá-la como arcabouço teórico para a argumentação subsequente. Continuamos expondo o conceito de crise em Husserl como de natureza generativa, mostrando como ela tem consequências práticas que reduzem a possibilidade dos indivíduos alcançarem autonomia e felicidade. Concluímos expondo o modo como Husserl concebeu que a fenomenologia participa da resolução da crise.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400245

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16151

Palavras-Chave: Autonomia, Instauração, Renovação, Estilo, Positivismo

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.