Outro sem eu? Por uma filosofia não identitária, feminista, global e pluriversal
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Izilda Johanson
Resumo:
Trata-se da investigação da relação entre produção de conhecimento e de colonialidade, tendo por guia a questão da alteridade no contexto epistemológico da subjetividade moderna. Buscando compreender como se dá a relação entre subjetividade e identidade (ou mesmidade), consequentemente, entre objetividade e alteridade (ou outridade) na modernidade, procurarei responder criticamente, de uma perspectiva feminista, perguntas essenciais à prática filosófica na contemporaneidade: a) em que consiste ser o “outro do eu” nessa filosofia mais consagrada entre nós e para quem o cânone é, como tal, legado máximo do legítimo e do verdadeiramente filosófico? b) quais podem ser as possibilidades desses “outros” virem a se relacionar de maneira dialógica e positiva com essa filosofia canônica? c) que consequências se pode tirar dessas respostas, do ponto de vista da constituição de uma multiplicidade integrada de saberes globais e pluriversais, dos quais todos os seres vivos do planeta Terra, e o próprio planeta, poderiam verdadeiramente se beneficiar?
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400288
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16090
Palavras-Chave: Alteridade, Colonialidade, Eu, outro, Identidade, Subjetividade
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.