Um materialismo persistente: a ontologia em seu peso vivo

vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Ianina Moretti Basso

Resumo:

O artigo propõe abordar a possibilidade de uma ontologia relacional, revisando uma possível genealogia do conceito filosófico de ontologia que dá conta da dificuldade de superar sua base sustentancialista. Assim, recupera a tese butleriana de que é possível articular uma ontologia sociocorporal, afirmada na relação de solidez como fundante. Os objetivos incluem recuperar a originalidade do plano feminista butleriano, bem como propor uma leitura em termos das condições que permitem entrever um materialismo particular, a saber, um materialismo performativo. Para isso, inscreve-se a discussão em um cenário duplo: o filosófico histórico em relação às considerações sobre a ontologia, e a feminista na trama de um materialismo que permite pensar a relacionalidade em todo o seu peso argumentativo, ontológico e político.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400325

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16177

Palavras-Chave: Ontologia butleriana, Materialismo performativo, Feminismos, Relacionalidade

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.