O acontecimento de uma vida verdadeira: a filosofia de François Jullien e o recurso cristão
vol. 47, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: David Solís-Nova
Resumo:
O pensamento de François Jullien trouxe valiosas contribuições à filosofia contemporânea, principalmente ao nutrir a interpretação de alguns temas clássicos a partir da originalidade da antiga sabedoria chinesa. Esta abordagem revelou aspectos que a filosofia ocidental, com a sua metafísica centrada no ser, tem negligenciado. Entre esses aspectos, Jullien chamou a atenção para como uma série de recursos do que poderia ser chamado de “pensamento cristão” permaneceram impensados, pelo menos para a filosofia. A questão central desta investigação é se esta lógica cristã representa mais um recurso, entre vários, que Jullien tem explorado na sua obra intelectual ou se, além disso, constitui uma das fontes fundamentais da sua própria obra e o início de possíveis divergências com a filosofia do ser. As conclusões indicam uma presença notável e indispensável destas noções cristãs na sua proposta argumentativa, embora sem passar pela fé. Este artigo busca rever as principais teses do filósofo francês e, ao mesmo tempo, descrever como ele próprio as tem colocado em relação e discussão com a doutrina cristã.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e0240086
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14993
Palavras-Chave: Jullien, Cristianismo, Recurso, Encontro, Acontecimiento
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.