Reflexo da consciência nas pessoas dos séculos XX e XXI

vol. 47, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Ainash Seisekenova Yunissov; ?enay Bülent; Yersin Yunissov

Resumo:

O objetivo deste artigo é determinar as principais características do reflexo da consciência na consciência pública dos séculos XX-XXI e as suas principais características funcionais. Os principais métodos científicos para o estudo do tema são os métodos científicos gerais básicos de análise, síntese, indução, dedução, comparativos, sistemáticos, que permitem uma abordagem aprofundada da apresentação do tema e criam um quadro estruturado das transformações morais e éticas. O artigo revela as abordagens fundamentais para a interpretação da consciência na historiografia moderna. Os resultados da pesquisa podem ser usados ativamente não apenas na ciência filosófica moderna, como uma fundamentação das principais abordagens para a interpretação da percepção real da consciência, mas também nas humanidades afins para confirmar mudanças históricas, morais, éticas, psicológicas e outras no processo de evolução social.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e0240088

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14986

Palavras-Chave: Consciência, Valores morais e éticos, Conscientização, Liberdade, Normas sociais

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.