Dialética e aprendizagem em Theodor W. Adorno e Lev S. Vygotsky

vol. 47, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Fabrizio Fallas-Vargas

Resumo:

Este artigo aborda as relações entre dialética e aprendizagem dentro das constelações dos universos conceituais de Adorno e Vygotsky. Nessa ordem, proceda à análise do conjunto de vínculos entre as principais categorias dialéticas que estruturam a abordagem dialética que caracteriza os dois representantes da tradição do pensamento marxista (processo, totalidade, mediação, campos de força, contradição, práxis) e os vasos comunicantes que vão da epistemologia à estética e que demonstram a pertinência das tarefas do pensamento frente à transformação social. Finalmente, o artigo aborda a questão de um (im)possível horizonte analítico que surge, de ambos os pensadores, para pensar, hoje em dia, enfaticamente a emancipação social e seus desafios.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400164

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14528

Palavras-Chave: Dialética, Lev S. Vygotsky, Theodor W. Adorno, Teoria crítica, Aprendizagem

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.