Deslocamento semântico e contestabilidade essencial de conceitos: uma abordagem a partir de uma negatividade hegeliana restrita

vol. 47, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Juan Serey Aguilera

Resumo:

O objetivo deste artigo é mostrar como a proposta de W. B. Gallie a respeito da contestabilidade essencial dos conceitos políticos acabou por colocar em questão a própria noção de contestabilidade essencial proposta por este autor. Apesar disso, consideramos que tal noção ainda pode ser uma contribuição para a história dos conceitos se for complementada com alguns aspectos da filosofia de Hegel, localizados em sua Ciência da Lógica, que podem fornecer fundamento para tal contestabilidade a partir de uma negatividade autorreferida aberta  deslocamentos semânticos. Isso permite que a proposta de Gallie seja recebida sem ter que aceitar todos os seus compromissos teóricos, radicalizando sua proposta e fornecendo algumas indicações úteis para a história dos conceitos políticos.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400165

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15010

Palavras-Chave: Conceito, Essência, Negatividade, Reflexão, Contradição

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.