A influência da cultura ocidental na ciência dos Estados da Ásia Central e do Cazaquistão
vol. 47, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Sanat Ainakulov; Mereke Tulekova; Nurzhamal Oshanova
Resumo:
A relevância do estudo deve-se ao fato de que a cultura da Ásia Central é de grande interesse para a ciência sociológica moderna, enquanto objeto de estudo da interação intercultural, como um fenômeno multifacetado, complexo, controverso e dinâmico. O tópico da influência da cultura e da filosofia ocidentais na ciência das regiões mais orientais, de acordo com os autores, tem sido bastante negligenciado. O objetivo do artigo é estudar a influência da cultura ocidental na ciência dos estados da Ásia Central e do Cazaquistão, incluindo a direção filosófica, histórica e cultural. A abordagem comparativa foi usada para estudar materiais sobre o desenvolvimento da ciência ocidental e sua distribuição nas culturas de países estrangeiros, bem como a análise desses materiais. Como resultado, foi deduzida uma série de afirmações que confirmam a influência da ciência ocidental na ciência do Cazaquistão e dos países da Ásia Central. Concluiu-se que as ideias democráticas, os sentimentos educacionais e os movimentos revolucionários, na Rússia, tiveram um impacto significativo na Ásia Central e no Cazaquistão.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400186
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15099
Palavras-Chave: Intercâmbio intercultural, Pontos de vista filosóficos, Estudos históricos, Artes visuais, Política cultural
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.