Julgamento, verdade e realidade em F. H. Bradley
vol. 47, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Sebastián Briceño Domínguez
Resumo:
Em que consiste a verdade de um julgamento, segundo F. H. Bradley? Qual é a sua natureza última? Em particular, como tal propriedade se relaciona com a realidade? Pelo menos três teses interpretativas foram apresentadas para tal questão: (i) que Bradley defendia uma teoria da verdade como coerência; (ii) que, pelo contrário, Bradley defendeu uma variante robusta da teoria da identidade da verdade; e (iii) que, em qualquer caso, Bradley rejeitou a teoria da verdade por correspondência. Neste artigo, questionam-se essas três teses e se defende que a posição sustentada por Bradley é perfeitamente compatível com uma variante fraca da teoria correspondencial da verdade. A propósito, isso torna sua posição vulnerável a certas objeções. O mérito de Bradley consiste não tanto em tê-las respondido satisfatoriamente, mas em tê-las antecipado e assumido como possíveis consequências de sua posição.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400217
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15708
Palavras-Chave: Julgamento, Realidade, Verdade, Bradley
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.