Análise filosófica do conceito de "justiça" no contexto da governança social na República do Quirguizistão

vol. 47, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Lin Ji; Sovetbek Abdrasulov

Resumo:

Com a crescente desigualdade social, a corrupção e a instabilidade política, o problema da justiça no Quirguizistão torna-se um tema urgente, que exige medidas para assegurar a estabilidade e o desenvolvimento do país, através de uma governança social eficaz. O estudo visa a identificar variações na compreensão filosófica da justiça, no contexto da governança social, no Quirguizistão, utilizando uma abordagem fenomenológica, na sua base teórica e metodológica. A base empírica do trabalho foi o método do grupo de discussão, o qual envolveu ativistas no Quirguizistão. Existem duas abordagens dominantes na percepção da justiça, no país. A abordagem liberal sublinha a importância dos direitos individuais, das liberdades e dos princípios do mercado. A abordagem socialista enfatiza a importância dos interesses colectivos, da solidariedade social e da intervenção do Estado na economia. É importante criar mecanismos que estejam em conformidade com os princípios liberais, mas que também tenham em conta as necessidades das pessoas que estão habituadas a uma economia mais planificada e à intervenção do Estado. Os resultados do estudo têm valor prático para as estruturas estatais envolvidas em processos de reforma social e econômica.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400224

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15511

Palavras-Chave: Ativismo, Sociedade civil, Igualdade, Socialismo, Liberalismo

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.