Diferenças e integração do pensamento político entre o antigo confucionismo chinês e o legalismo

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Dongwang Liu

Resumo:

O confucionismo e o legalismo não são apenas as duas escolas ideológicas mais influentes na China pré-Qin, mas também as principais escolas de pensamento na história intelectual chinesa antiga. Isto se deve à sua respectiva natureza social e valores políticos contrastantes. No confucionismo pré-Qin, enraizado na crença na bondade inata da natureza humana, há uma forte ênfase no significado das tradições históricas. Promove valores como benevolência, retidão, propriedade e sabedoria, e procura redefinir o “Rito” incorporando novos valores. Dá grande importância ao governo da virtude e aspira alcançar um estado de Harmonia Universal. O Legalismo Pré-Qin, impulsionado pela inclinação humana inerente ao interesse próprio e ao ganho pessoal, formula uma filosofia de governação baseada no utilitarismo. Prioriza o presente e defende transformações profundas através da implementação de “lei” rigorosa para alcançar a prosperidade nacional e a força militar. Como resultado, a China antiga formou diferentes tradições do Estado de virtude e da lei, lançando as bases para a natureza complementar do Confucionismo e do Legalismo. Este artigo analisa os fatores de diferenciação e o processo de integração na filosofia política confucionista e legalista, com o objetivo de fornecer insights sobre a construção dos sistemas filosóficos políticos contemporâneos.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240042

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14845

Palavras-Chave: Filosofia politica, Confucionismo, Legalismo, Integração do Confucionismo e Legalismo

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