Percepção do ritmo de vida ? filosofia estética na educação musical

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Hanmei Xu

Resumo:

Como educação estética, a educação musical não precisa apenas transmitir a beleza da arte, mas também é uma forma educativa de transmitir a beleza da vida. Portanto, com base na estética de vida e na conotação de vida da educação, a pesquisa discute a orientação de vida da educação musical multinível a partir de múltiplas perspectivas. Esta pesquisa analisa a estética de vida da música a partir de três aspectos: o limitado e o infinito, a existência cultural do espírito humanista e o isomorfismo do estado de vida. A discussão sobre a conotação da vida educativa parte de três aspectos: sobrevivência, vivência e vida. Nesta base, o artigo integra as duas teorias acima e discute a comunicação subjetiva, a cognição e a experiência emocional cognitiva na educação musical. Através da elaboração básica da visão de vida da educação musical, pode-se constatar que a educação musical visa ajudar os alunos a seguir uma vida repleta de arte, ajudando-os a desenvolver-se harmoniosamente.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240043

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14230

Palavras-Chave: Música, Educação, Estética, Vida

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.