Heresia confucionista e imaginação religiosa: um estudo das interpretações de Mozi por missionários do protestantismo no século XIX

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Jiaxin Lin; Zihan Yu; Honghui Hu

Resumo:

Como uma heresia confucionista, Mozi inicialmente chamou a atenção do missionário inglês Joseph Edkins, em 1858. Posteriormente, o missionário holandês Johann Jakob Maria de Groot traduziu a Doutrina Funerária de Mozi, que tem fortes tonalidades religiosas. Joseph e Groot, que representavam os missionários do protestantismo, interpretaram Mozi em uma variedade de narrativas teológicas. Os dois missionários, que procuravam conexões entre Mozi e o cristianismo, consideravam Mozi um cânone teológico, contendo doutrina cristã. Eles também atacaram o confucionismo, a antítese do cristianismo, apontando que Mozi era um herege, na tradição confuciana. Através dessa imaginação religiosa sobre Mozi, mais missionários e sinologistas se juntaram à tradução de Mozi, e a jornada da transmissão do cânone para o Ocidente começou.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240044

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14633

Palavras-Chave: Mozi, Missionários do protestantismo, Cristianismo, Confucionismo

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.