Múltiplas reflexões sobre a relação monarca-súdito do confucionismo durante as dinastias Ming e Qing

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Jinbei Zong

Resumo:

As dinastias Ming e Qing marcaram um período de grandes mudanças no pensamento político e cultural chinês. Durante este período, a relação monarca-súdito foi um tema central no estudo do confucionismo e um componente central da cultura tradicional chinesa, que há muito tempo é foco de interesse entre estudiosos de diversas áreas. Este artigo examina o desenvolvimento das antigas relações entre monarcas e súditos chineses a partir da perspectiva de fatores históricos e do desenvolvimento do confucionismo. Além disso, a relação monarca-sujeito no confucionismo Ming e Qing é analisada e discutida com base nas teorias de pensadores influentes, como Gu Yanwu, Huang Zongxi e Wang Fuzhi. Esta análise oferece insights valiosos sobre a inovação abrangente do confucionismo no novo contexto histórico.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240045

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14582

Palavras-Chave: Dinastias Ming e Qing, Confucionismo, Política Imperial, Relacionamento Monarca-Sujeito

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.