Fundação Marxista e desenvolvimento histórico: interpretação e prática na Nova Era da China
vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Meixu Chen
Resumo:
O curso obrigatório de Filosofia Marxista na nova era, ministrado pelo professor Chen Xianda, interpreta teoricamente a teoria do socialismo com características chinesas na nova era e nos informa, de forma simples, a base filosófica marxista da teoria do socialismo com características chinesas na nova era. Ele quer nos ensinar a compreender, de forma abrangente e profunda, a teoria do socialismo com características da nova era, com base na leitura do original, no aprendizado do original e na compreensão dos princípios, de modo a conduzir melhor a prática. Entre eles, “aprender a entender” exige que os líderes compreendam com precisão o sistema lógico e a origem teórica da teoria socialista, na nova era, e que entrem com a mente no coração e na ação. “Passar por isso” exige que os líderes compreendam com precisão a lógica teórica, a lógica histórica e a lógica prática do pensamento, na nova era, e que aprendam a examinar os problemas enfrentados no processo de construção socialista, a partir da perspectiva do todo e do desenvolvimento. “Ser realista” significa que é necessário que a teoria dos quadros dirigentes seja combinada com a prática, e que o pensamento socialista, com características chinesas, na nova era, deve ser realizado e implementado no trabalho específico dessa região e desse departamento.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240048
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14619
Palavras-Chave: Filosofia marxista., Principal mudança do marxismo, Compreender e tornar prático, Pensamento marxista
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.