Uma investigação estética do paisagismo moderno à luz do pós-modernismo: doutrina pop
vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Qing Shen; WeiLiang Wang
Resumo:
O pós-modernismo é uma tendência de pensamento filosófica, cultural e artística que surgiu na segunda metade do século XX. Critica o pensamento racional, normativo e linear do modernismo e apela à aceitação do pluralismo, da fragmentação e do relativismo. Sob esta tendência de pensamento, a estética moderna do paisagismo também sofreu mudanças significativas. Este artigo discutiu a importância da Pop Art no paisagismo moderno sob a perspectiva do Pós-modernismo. Como forma de arte, a Pop Art tem um significado histórico e social único e fornece uma nova perspectiva e um método criativo no design paisagístico moderno. Combina elementos formais, como cores e padrões com paisagismo, agregando valor estético ao paisagismo moderno. O sentimento estético da Pop art é consistente com o tema do paisagismo contemporâneo, como a proteção ecológica e ambiental. A integração da Pop art no paisagismo moderno não só mantém a aplicação do estilo Pop art, mas também mostra as características da estética pós-moderna. Ao estudar a aplicação da Pop art no paisagismo moderno, este artigo revelou sua importância e valor no paisagismo contemporâneo.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240049
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14521
Palavras-Chave: Pós-modernismo, Projeto Paisagístico, Pesquisa Estética, Arte pop
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.