Dissociação e reimaginação: a publicidade da lei do casamento chinesa e da narrativa do divórcio na década de 1950

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Yingyu Luo

Resumo:

Após a promulgação da Lei do Casamento da República Popular da China em 1950, as obras literárias geradas a partir das exigências da publicidade tiveram implicações políticas distintas e significado disciplinar. Dado que a questão do divórcio engloba tanto a lógica dos “direitos livres” como a sensibilidade da desordem social, a narrativa do “divórcio” durante este período está, em certa medida, situada entre a política e a realidade. Por um lado, as obras literárias devem defender positivamente o conceito legal de “liberdade do divórcio”, enquanto, por outro lado, também devem passar por um processamento narrativo delicadamente matizado para contornar sensibilidades. Consequentemente, a representação das narrativas de divórcio é caracterizada pela ambiguidade e pelo capricho. No entanto, a literatura conseguiu, até certo ponto, colmatar o fosso entre a lei e a realidade, ao reimaginar as dificuldades genuínas desencadeadas pelo divórcio.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240056

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14535

Palavras-Chave: Lei do Casamento Chinesa, Publicidade, Narrativa do divórcio na década de 1950

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.