O iluminismo da filosofia chinesa para a construção da civilização ecológica contemporânea

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Ziyu Zhang; Xinyue Xu

Resumo:

A filosofia chinesa é uma filosofia da ecologia. O problema básico da filosofia chinesa é a relação entre o céu e o homem, isto é, a relação entre a natureza e o homem. Isto é evidente nas principais escolas de filosofia chinesa, como o confucionismo e o taoísmo. Uma correcta compreensão e avaliação da filosofia ecológica chinesa tem um significado prático importante para refletirmos sobre o desequilíbrio ecológico e a deterioração ambiental causada pela civilização industrial, criada sob a orientação do conceito mecânico de natureza e do antropocentrismo, e para reexaminarmos a forma como da existência humana, do desenvolvimento, do pensamento e dos valores. Este artigo tem como objetivo explorar os elementos da ecofilosofia na filosofia chinesa e analisar sua influência no conceito, valor e prática da civilização ecológica.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240070

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14658

Palavras-Chave: Chinese philosophy, Confucianism, Taoism, Ecological civilization

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.