Reconceitualizando uma China antiga idealista: refração e transcriação nas versões inglesas de Chuang Tzu
vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Jiaxin Lin; Xinbing Yu
Resumo:
Chuang Tzu, um dos cânones culturais da China antiga, foi traduzido para versões massivas em inglês no século passado. Consequentemente, estas traduções em inglês refletem, até certo ponto, a mudança cronológica de reconceitualização da imagem da China antiga a partir da perspectiva das pessoas dos países de língua inglesa. Assim, do ponto de vista da imagologia na literatura comparada, este artigo investiga as imagens recriadas da China antiga, manifestadas através das refrações e transcriações nas traduções inglesas de Chuang Tzu interpretadas por tradutores estrangeiros. Como resultado, diferentes imagens nacionais foram encontradas na expedição de Chung Tzu ao mundo inglês, que são respectivamente uma China antiga agraciada pelo evangelho, uma China antiga misteriosa, uma China antiga ecológica e uma China antiga multifacetada. Através de um estudo meticuloso das variações de imagem, o mecanismo operacional da comunicação translacional sino-estrangeira foi esclarecido para melhor aprofundar a formação da impressão geral dos ocidentais sobre a nação oriental.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240081
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15020
Palavras-Chave: Chuang Tzu, Estudos de tradução, Imagologia, China antiga
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.