Analisando o vazio e a substância literária: uma perspectiva informada pela filosofia neoconfucionista de Tang Junyi

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Hongqin Yu

Resumo:

O objetivo deste estudo é analisar e interpretar as ideias de Tang Junyi sobre o vazio e a substância na literatura e na arte de uma forma sistemática. Para alcançar uma compreensão abrangente dos pontos de vista de Tang Junyi, inicialmente empregamos o “método de leitura atenta” para examinar suas obras. Além disso, utilizamos o “método de análise conceitual” para focar na identificação e explicação de conceitos-chave em suas ideias literárias. Ao mesmo tempo, comparamos as ideias de Tang Junyi com os resultados de pesquisas de outros estudiosos, usando o “método de comparação de literatura”. Concluímos que a perspectiva de Tang Junyi sobre o vazio e a substância na literatura e na arte não é uma construção intelectual independente, mas sim um ponto de vista único formado no contexto da cultura e filosofia tradicional chinesa. Este conceito é central para sua teoria literária e serve como um elemento proeminente dentro de sua estrutura filosófica. Ao explorar o domínio do “vazio e da substância” nas ideias literárias de Tang Junyi, podemos obter uma compreensão e apreciação mais profundas do seu impacto na literatura e na filosofia. Esta exploração também apresenta novas perspectivas e estruturas conceituais para o exame da teoria e cultura literária chinesa.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240082

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14884

Palavras-Chave: Tang Jun Yi, Pensamento literário, Filosofia chinesa, Vazio e substância, Neoconfucionismo moderno

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.