A influência do humanismo e do governo benevolente de Mencius na sociedade contemporânea
vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Qiong Yang
Resumo:
Mêncio herdou o caminho da “benevolência” de Confúcio e formou uma teoria política relativamente completa da benevolência. O conceito de “governança benevolente” é também um “caminho real”. O seu conteúdo principal é controlar a propriedade do povo, tomar a propriedade do povo, não violar as épocas agrícolas e atribuir importância à educação moral. O núcleo da governança benevolente é a ideologia orientada para o povo de Mencius. A concentração da sua ideologia orientada para o povo reflecte-se nos três aspectos seguintes: quem conquistar o coração do povo ganhará o mundo, a relação entre o povo e o monarca e a forma de servir o monarca e o ministro. A teoria política de Mencius delineou o plano para governar o país na antiga sociedade chinesa e teve um impacto profundo na política tradicional chinesa. Partindo da perspectiva da “governança benevolente” e da ideologia orientada para o povo de Mencius, este artigo discute sistematicamente a ideologia de governança de Mencius, destacando, assim, o significado especial e o encanto da filosofia política de Mencius. A ideologia orientada para as pessoas na teoria política de Mencius inspirou a construção de uma sociedade harmoniosa orientada para as pessoas na sociedade contemporânea. Mencius atribui grande importância ao conceito central de educação moral e fornece orientação para a construção da civilização política e espiritual na sociedade atual.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240083
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14844
Palavras-Chave: Mêncio, Filosofia politica, Humanismo, A ideia de governança benevolente, Valores contemporâneos
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.