Protótipos trágicos e sua evolução em obras clássicas chinesas

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Yunpeng Zhang

Resumo:

A tragédia clássica na China, como forma literária única, incorpora o espírito cultural da nação e possui heranças históricas profundas e valor estético distinto. Como método de pesquisa interdisciplinar, a análise de protótipos fornece novas perspectivas e ferramentas teóricas para aprofundar as conotações da tragédia. Estudar os protótipos da tragédia clássica na China ajuda a revelar a trajetória de desenvolvimento e as leis inerentes à tragédia clássica na história. Este artigo tem como objetivo analisar protótipos típicos da tragédia clássica chinesa no âmbito da teoria dos protótipos, revelando as características culturais da tragédia clássica chinesa e suas diferenças em relação à tragédia ocidental. O objetivo é fornecer uma base teórica para pesquisas relacionadas.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240084

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14688

Palavras-Chave: Análise de protótipo, Tragédia, Literatura clássica

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.