O retorno civilizacional dos ?Ritos e Música? Orientais e da ?Ética? Ocidental na educação musical moderna

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Li Li

Resumo:

A civilização é um símbolo da cultura e só a educação musical com o espírito da civilização tem o cerne da cultura. Para atender às necessidades da época e promover a reforma do sistema educacional, este estudo analisa e compara os ritos e a civilização musical orientais e a civilização ética ocidental. Verificamos que ambos afirmam o valor moral-emocional-estético da música, mas consideram de modo diferente a natureza interna e externa do seu papel. São analisados os fundamentos filosóficos do sistema de educação musical na sociedade moderna e refletido o estado atual da educação musical. Visando os problemas de falta de subjetividade, de compreensão e de identidade musical na educação musical, o estudo propõe um caminho inovador para a educação musical moderna no caminho do retorno das civilizações de “ritos e música” orientais e a “ética” ocidental. Em outras palavras, buscamos redefinir as normas do comportamento gramatical musical, penetrando nas conotações humanísticas e definindo a posição da subjetividade.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240090

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14640

Palavras-Chave: Espírito de civilização, Educação musical, Civilização ritual, Pensamento ético ocidental, Emoções morais, Valores estéticos, O retorno da civilização

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.