Resolvendo a relação entre o desempenho do figurino e o corpo a partir da perspectiva da filosofia do corpo
vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Xiaona Xie; Zhibin Ge
Resumo:
O setor de vestuário trouxe novas chances de desenvolvimento ao mercado, como resultado do avanço da sociedade e da expansão da cultura e da arte. Além de ter alto valor decorativo, como sua extensão e ampliação, o desempenho do vestuário também pode existir, independentemente, como uma arte. No entanto, ao moldar a imagem artística do desempenho do vestuário, o foco principal concentra-se na apresentação de imagens externas, sem a expressão das características rítmicas e conotativas dos movimentos corporais, o que não apenas enfraquece o efeito visual do desempenho, mas também afeta sua integridade e continuidade. Portanto, compreender a relação entre o desempenho do vestuário e o corpo e promover sua integração e penetração mútuas são de grande valor e importância, para o desenvolvimento atual da arte visual. A filosofia do corpo é uma disciplina filosófica que explora o corpo e as experiências corporais. Ela preocupa-se com a maneira como o corpo percebe e existe. Isso pode encorajar atores e figurinistas a considerarem como as roupas moldam e comunicam a identidade social e pessoal, além de observarem como a performance do figurino pode explorar a diversidade e a mudança de identidade. O presente artigo explica a relação entre o corpo e a estética, com base na história do desenvolvimento, na função e no valor do desempenho das roupas, combinados com a teoria da filosofia do corpo, a fim de estudar mais profundamente a relação entre o desempenho do vestuário e o corpo, de sorte a aumentar a eficácia do desempenho do vestuário. Do ponto de vista da filosofia do corpo, trata-se de um fator indispensável no desempenho do figurino. Este, por sua vez, pode alcançar a expressão artística do corpo, sendo que ambos interagem e se promovem. A íntima relação entre os dois tem importância significativa para o alcance de níveis mais elevados de representação visual, no desenvolvimento das atividades estéticas.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240091
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15019
Palavras-Chave: Desempenho do traje, Expressão Corporal, Filosofia Corporal, Arte e Estética
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.