Valores chineses em traduções para o inglês: questões sobre precisão e compatibilidade cultural e seu impacto na comunicação

vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Lin Xie

Resumo:

As ideias filosóficas incorporadas à cultura tradicional chinesa aperfeiçoam a precisão e a compatibilidade das traduções para o inglês. "Compatibilidade" é um conceito muito importante, na tradução para o inglês. Os padrões de uso do idioma e as variações culturais tornam a compatibilidade do idioma uma consideração crucial. Portanto, o presente artigo expõe um estudo sobre a precisão e a compatibilidade do pensamento filosófico e cultural com a tradução para o inglês. A fim de apresentar algumas soluções, o presente artigo integra os problemas e as deficiências atuais com uma análise da precisão e da compatibilidade das ideias filosóficas e culturais com a tradução para o inglês. O artigo busca aperfeiçoar o nível da tradução para o inglês, promover a comunicação entre diferentes culturas e aprimorar o poder cultural geral da China. De acordo com o presente artigo, manter a compatibilidade cultural e adotar abordagens adequadas, adaptáveis e constantes, para liderar várias culturas, possuem um efeito favorável no incentivo à interação cultural.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e02400121

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15025

Palavras-Chave: Filosofia e Pensamento Cultural, Tradução para o Inglês, Precisão e Compatibilidade, Tradução Literal

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.