Avaliação teórica da educação artística na perspectiva da filosofia tradicional chinesa
vol. 47, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Xueda Zheng
Resumo:
A filosofia tradicional chinesa é a pedra angular da civilização chinesa, enquanto a teoria da educação artística é a sua pedra angular. Na filosofia tradicional chinesa, o cerne da educação artística é melhorar as qualidades humanísticas dos alunos e torná-los indivíduos talentosos que possam ser aplicados ao país e à sociedade. A filosofia tradicional da China pode fornecer orientações úteis para a educação artística moderna, bem como refletir os valores fundamentais da sociedade chinesa. A filosofia tradicional chinesa tem um significado orientador e uma função orientadora concreta para a teoria da educação artística. Este artigo analisa a influência da filosofia tradicional da China na teoria da educação artística. Exploramos como a filosofia tradicional da China orienta e influencia a teoria da educação artística e a sua adaptabilidade à sociedade chinesa. Contudo, a teoria da educação artística na perspectiva da filosofia tradicional chinesa tem tanto fatores históricos como as exigências do desenvolvimento social moderno, e os dois são, em certa medida, separados. A filosofia e a cultura tradicionais chinesas têm um grande impacto na teoria da educação artística contemporânea. A educação artística contemporânea na China deve combinar organicamente tradição e modernidade e atribuir importância à utilização de ideias filosóficas tradicionais para inspirar a educação artística contemporânea a alcançar o desenvolvimento abrangente da educação artística contemporânea. Neste contexto, este artigo utilizou a filosofia tradicional chinesa para ligar organicamente a sua conotação com as características da educação artística, buscando orientar o desenvolvimento da teoria da educação artística a partir da perspectiva da filosofia tradicional chinesa.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e02400123
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15024
Palavras-Chave: Teoria da Educação Artística, Filosofia Tradicional Chinesa, Pesquisa Teórica, Orientação Específica
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.