Uma análise comparativa dos pensamentos narrativos na literatura clássica chinesa e ocidental
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Ming Chen
Resumo:
O pensamento narrativo, na literatura chinesa, tem um valor indiscutível e agrega uma certa inspiração à análise que estuda as naturezas. Este artigo tem, como finalidade, comparar as ideias narrativas sob a perspectiva das literaturas chinesa e ocidental. As características temporais e espaciais distintas da China e do Ocidente foram estudadas, uma por uma, e as semelhanças e diferenças, entre o pensamento narrativo e os métodos de tempo e espaço, foram resumidas ao se analisar as diferentes regiões, literaturas, religiões e fatores filosóficos. Este texto analisou os conceitos, os pensamentos narrativos e as estratégias de narração, empregadas pelo autor, nas literaturas chinesa e ocidental. Por meio dessa análise, é possível descobrir os padrões de comportamento narrativo das diferentes literaturas, que aprofundam a compreensão geral de romances. Focar nos “indivíduos” permite compreender profundamente as diferenças dos métodos narrativos entre a China e o Ocidente, além de ser possível compará-los para entender melhor as semelhanças e diferenças entre eles, promovendo, assim, um melhor desenvolvimento geral da teoria do indivíduo. Este artigo explorou o pensamento narrativo das literaturas clássicas chinesa e ocidental, e agregou as características literárias, destacando a vitalidade da criação narrativa tradicional chinesa e desempenhando um papel positivo no desenvolvimento do pensamento narrativo humano, em um contexto teórico diversificado.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400135
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15070
Palavras-Chave: Chinese and Western Narrative Thought. Ideological Comparison. Culture and Literature. Narrative Behavior.
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.