Desenvolvimento de pensamentos filosóficos marxistas sobre educação musical
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Hongyuan Wu; Lin Zhu
Resumo:
O pensamento filosófico marxista é uma importante arma ideológica para que as pessoas entendam e transformem o mundo. Este artigo estuda a aplicação e a influência da filosofia marxista, no campo da educação musical, bem como o atual status de desenvolvimento da educação musical, oferecendo suporte teórico para a mesma e discutindo como combinar a filosofia marxista com o campo da educação musical. A educação musical é um meio de cultivar e moldar o patrimônio musical de uma pessoa, alcançando, assim, uma educação de qualidade. A filosofia marxista é um importante suporte teórico para o desenvolvimento da educação musical. A epistemologia do materialismo dialético na filosofia marxista está intimamente relacionada à educação musical. Este texto explorou a influência e o papel do pensamento filosófico marxista no desenvolvimento da educação musical, combinando o pensamento filosófico marxista e a teoria da educação musical com a situação atual do desenvolvimento da educação musical contemporânea, analisando os problemas existentes no seu desenvolvimento. O materialismo dialético da filosofia marxista está intimamente relacionado à teoria da educação musical. A aplicação da filosofia marxista à educação musical pode promover o seu desenvolvimento harmonioso e ajudar o público da educação musical a atingir suas metas de treinamento. Este artigo indica que uma pesquisa aprofundada sobre a aplicação dos pensamentos filosóficos marxistas no desenvolvimento da educação musical é de grande importância prática.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400136
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15086
Palavras-Chave: Pensamento filosófico marxista, Educação musical, Experiência com materiais dialetais, Status do desenvolvimento
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.