Transformação e transcendência: reformando a produção de notícias na era da mídia convergente
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Zhi Li; Yinchang Chen
Resumo:
O atual ecossistema de mídia em rede é claramente caracterizado pela convergência. Recentemente, a convergência de mídia tem progredido rapidamente, tanto nos círculos teóricos quanto nas aplicações práticas, e o desenvolvimento da convergência tornou-se inevitavelmente uma tendência importante no desenvolvimento da mídia. A convergência de mídias transformou, de forma única, a ecologia das notícias, da comunicação e da opinião pública, na qual uma revisão da produção de notícias se destaca enquanto sua expressão principal. Como resultado da convergência da mídia, a produção de notícias mudou de um modo linear tradicional para um modo não linear. Devido ao uso de vídeo, áudio e formas H5 de notícias, na nova mídia, além da mídia tradicional, baseada principalmente em conteúdo de texto e imagem, as reportagens de notícias são agora mais diversificadas, visualmente atraentes e inovadoras. O processo de produção de notícias mudou como resultado da convergência da mídia, tornando-se mais eficaz, adaptável e diversificado. Ao estudar o impacto da integração da mídia sobre a produção de notícias, este artigo teve, por objetivo, entender como a mídia deve ser ajustada na era da integração, de que maneira a produção de notícias deve se desenvolver e se superar, e as leis gerais da produção de notícias no processo de desenvolvimento da integração. Ao mesmo tempo, nesse contexto, a pesquisa em questão investiga o impacto da convergência da mídia na produção de notícias, delineia a maneira como a mídia pode se adaptar a cenários dinâmicos, propõe novos métodos de produção de notícias para promover o progresso da era da convergência e visa estabelecer os princípios básicos da produção de notícias no desenvolvimento integrado. Sob a tendência de digitalização, rede e informatização, o modo de produção de notícias passou por mudanças. Com o surgimento da nova mídia e a transformação gradual da mídia tradicional, o ambiente e o modo de produção de notícias também passaram por mudanças profundas. Este artigo revelou os mecanismos subjacentes e as tendências futuras dessa mudança, que podem melhorar a eficiência e a qualidade da produção de notícias, e aumentar sua competitividade em um ambiente de mídia diversificado. Ele tem um valor de referência importante para organizações de notícias, profissionais de mídia e formuladores de políticas relevantes, podendo fornecer uma base científica para a tomada de decisões.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400138
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15072
Palavras-Chave: Convergência de mídia, Produção de notícias, Transformação, Reforma
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.