A metodologia do pensamento da história mundial de Marx

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Haicui Wu

Resumo:

Os pensamentos de Marx sobre a história mundial são um elemento essencial do materialismo histórico, que se concentra nas características da época, unifica teoria e prática e compreende corretamente a situação da existência humana e do desenvolvimento histórico. O aprofundamento da globalização tornou o ambiente de desenvolvimento mundial mais complexo e levou à intensificação das contradições sociais. A fim de compreender profundamente a lei do desenvolvimento histórico mundial e lidar melhor com os problemas e desafios trazidos pela globalização, este artigo estudou a metodologia dos pensamentos de Marx sobre a história mundial (WHT). Depois de realizar uma análise do conteúdo fundamental, das principais questões e das características ideológicas do WHT, este artigo explora os princípios metodológicos e o significado do WHT. Trata da revelação prática da metodologia do WHT a partir das perspectivas do desenvolvimento e cooperação externa, do nível científico e tecnológico e da escolha do caminho de desenvolvimento. No processo natural de desenvolvimento de resposta à globalização, seguir firmemente o seu caminho de desenvolvimento tem um papel importante e um valor no fortalecimento do desenvolvimento e da cooperação externa, no avanço das capacidades tecnológicas e na adoção de uma abordagem dialética para o desenvolvimento da globalização.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400151

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15093

Palavras-Chave: Materialismo Dialético, Pensamentos sobre a história mundial, Teoria Marxista, Desenvolvimento Mundial, Contradições Sociais, Luta de classes

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.