Incorporação e inspiração da filosofia de vida chinesa na educação musical tradicional
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Jian Hu
Resumo:
Este artigo discute a incorporação da filosofia de vida chinesa na educação musical tradicional chinesa e enfatiza o seu esclarecimento na educação musical tradicional. O ponto de inovação reside no estudo da falta de reflexão sobre a filosofia de vida chinesa na educação musical tradicional. Apresenta como integrar os princípios da filosofia de vida, como “harmonia, Qi e imagens”, no processo específico de educação musical. O processo específico inclui a discussão dos conceitos básicos da educação musical na China antiga e a exploração da aplicação da filosofia de vida à estética musical. Através da concretização filosófica da filosofia de vida chinesa, como a “harmonia entre o céu e o homem” e o trauma interactivo, este artigo enfatiza os aspectos filosóficos da educação musical tradicional, bem como a “harmonia” e “imagens” na estética musical. Finalmente, resume a importância da filosofia de vida na educação musical tradicional chinesa e discute o seu valor potencial e esclarecimento para a educação musical tradicional.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400152
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15092
Palavras-Chave: Educação musical tradicional chinesa, Filosofia de vida chinesa, Harmonia, qi e imagens, Estética musical
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.