A arte da fotografia na China: algumas observações sobre sua conotação estética
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: LeiYing Zhi
Resumo:
A fotografia, como ferramenta, apresenta principalmente a relação entre pessoas e objetos, por meio do uso de elementos artísticos, como luz, sombra e cor, nas imagens. A criação de fotografias é uma atividade que requer inspiração e habilidades. Isso exige que os fotógrafos observem e pensem cuidadosa e profundamente sobre a estrutura geral do trabalho, a fim de tirar boas fotos que sejam artísticas e bem pensadas. O desenvolvimento e a popularização da fotografia, na sociedade atual, não podem ser subestimados por seu impacto na estética pública e no pensamento humanístico. Este artigo tem, como objetivo, analisar a conotação estética da fotografia chinesa e explorar seus padrões e valores estéticos. Os pensamentos filosóficos da fotografia chinesa são explorados, e suas reflexões e perspectivas sobre a vida e a sociedade são analisadas. A relação e a influência mútua, entre as conotações estéticas e os pensamentos filosóficos na fotografia chinesa, são exploradas, e sua importância e influência nos trabalhos fotográficos são analisadas, para que se possa entender e apreciar melhor a singularidade da fotografia chinesa. A fotografia chinesa é uma forma única e diversificada de expressão artística que reflete o rico patrimônio cultural e o desenvolvimento social da China. Ao enfatizar a harmonia, a integração de elementos de pintura, a narração de histórias e a apreciação da natureza, a fotografia chinesa proporciona uma experiência estética profunda e transmite significados mais profundos de unidade, tranquilidade e a relação entre as pessoas e o meio ambiente.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400153
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15084
Palavras-Chave: Arte fotográfica, Conotação estética, Pensamento filosófico, Valor estético
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.