A avaliação da cultura desportiva universitária na nova era, com base no contexto filosófico

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Ming Lei; Hong Ma

Resumo:

A cultura esportiva universitária é um componente importante do sistema cultural nacional chinês. É a cristalização da civilização material e espiritual no desporto universitário, bem como a precipitação da cultura desportiva e da filosofia desportiva. Porém, na nova era, a cultura desportiva universitária apresenta problemas, como a valorização da inteligência em detrimento da aptidão física, a falta de conceitos de cultura desportiva e a separação entre espírito e material. No ensino universitário, muitas vezes é dado mais atenção ao desenvolvimento acadêmico e intelectual, enquanto o desporto e o exercício físico são considerados levianamente. Na verdade, a cultura desportiva universitária muitas vezes centra-se apenas na educação física e nos eventos desportivos, ignorando o desenvolvimento de outros aspectos, resultando num desequilíbrio em todo o sistema de cultura desportiva. O insuficiente investimento da escola em instalações e equipamentos desportivos leva à falta de apoio material necessário para os alunos praticarem exercício físico. Ao mesmo tempo, a compreensão e a prática desportiva dos estudantes permanecem muitas vezes na superfície, faltando a busca do espírito dos mais arraigados. Na revisão da cultura desportiva universitária, o materialismo dialético pode ser usado para analisar a ligação entre a origem social, a tendência de desenvolvimento e a influência mútua da cultura desportiva. A perspectiva do construtivismo social também pode ser usada para explorar o processo de construção social da cultura desportiva, os papeis e interacções de todos os participantes e o significado e influência da cultura desportiva na sociedade. A fim de melhor resolver os problemas existentes na cultura esportiva universitária, promover o rápido desenvolvimento da cultura esportiva universitária na nova era, aumentar a confiança da cultura esportiva do campus e construir uma cultura esportiva forte, este artigo utilizou o método do materialismo dialético para analisar a situação atual do esporte universitário. Explicou a relação entre filosofia e cultura desportiva numa perspectiva filosófica, bem como os problemas atuais da cultura desportiva. Finalmente, utilizou o método do construtivismo social para explicá-lo a partir de diferentes perspectivas. Por fim, através do método do construtivismo social, examinou a cultura desportiva universitária na nova era e, dialeticamente, analisou as formas, funções, caminhos de reconstrução e pensamento futuro da cultura desportiva universitária. A pesquisa constatou que a cultura esportiva das universidades, na nova era, desempenha um papel importante nos aspectos culturais, educacionais e políticos. A reconstrução e o desenvolvimento futuro da cultura desportiva universitária, na nova era, necessitam de combinar as culturas oriental e ocidental, herdar a excelente cultura tradicional e alcançar um desenvolvimento inovador da cultura desportiva.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400154

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15087

Palavras-Chave: Cultura Esportiva Universitária, Contexto Filosófico, Cultura Esportiva da Nova Era, Revisão Cultural

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.