Cultura Han Fu: a ênfase na identidade cultural tradicional chinesa
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Qianqian Yu
Resumo:
A cultura filosófica tradicional chinesa refere-se ao pensamento filosófico e às tradições culturais da China antiga, incluindo diferentes escolas filosóficas e sistemas de pensamento, como o confucionismo, o taoísmo, o moísmo e o legalismo. Sendo um sistema de pensamento único na China antiga, a cultura filosófica tradicional chinesa é uma herança acumulada pela nação chinesa. A cultura Han Fu é um componente importante da cultura tradicional, abrangendo origens históricas, características morfológicas, materiais e técnicas, costumes, conotações culturais e valores espirituais. Pode ser aplicada e herdada na sociedade contemporânea, bem como integrada e interagida com outros elementos culturais tradicionais. Como importante portadora do pensamento filosófico tradicional chinês, a cultura Han Fu é também uma manifestação concreta da cultura chinesa e do espírito humanista moderno. Como forma de herdar e exibir a cultura tradicional do vestuário chinês, a atuação da cultura Han Fu tem recebido cada vez mais atenção e carinho. Han Fu desempenhou um papel importante na longa história. A sua evolução e desenvolvimento também foram influenciados e moldados pela cultura filosófica tradicional chinesa. Este artigo utilizou a abordagem hermenêutica, o materialismo dialético e o materialismo histórico, explorando as manifestações da cultura filosófica tradicional chinesa na cultura Han Fu, com o objetivo de melhor compreender e herdar a cultura Han Fu. O artigo apresenta primeiro os pensamentos filosóficos chineses tradicionais, que incluem principalmente o confucionismo, o taoísmo e o pensamento budista; em seguida, foram elaborados vários conceitos importantes no pensamento filosófico. Posteriormente, consideraremos e analisamos as ideias filosóficas contidas na cultura Han Fu e apontamos a incorporação e aplicação das ideias filosóficas de “unidade do céu e do homem” e “neutralidade” na cultura Han Fu. Por fim, o valor de desempenho de Han Fu é elaborado a partir de dois aspectos: sua expressão de valor, ou forma de expressão, e conteúdo. Através do estudo, descobriu-se que a cultura Han Fu pode apresentar e expressar suas ideias centrais de uma forma específica para melhor demonstrar o pensamento filosófico tradicional chinês. Isso ajuda a convocar melhor as pessoas a usarem a cultura Han Fu como uma ferramenta e a usá-la para divulgar suas ideias e conceitos relevantes.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400157
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15081
Palavras-Chave: Desempenho da Cultura Han Fu, Cultura Filosófica Tradicional Chinesa, O Caminho Confucionista da Mediocridade, A Unidade do Homem e da Natureza
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.