Avaliação do pensamento filosófico da antiga cultura da tecnologia metalúrgica chinesa
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Xiaofang Hua; Maofa Jiang
Resumo:
A tecnologia metalúrgica da China antiga é conhecida pela sua antiguidade e delicadeza. Entretanto, durante muito tempo, as pessoas sempre foram sensíveis às ideias filosóficas nela contidas, carecendo de uma compreensão racional e de generalização teórica. A tecnologia metalúrgica é típica do antigo artesanato chinês. Ela forneceu uma análise detalhada das ideias filosóficas contidas na tecnologia metalúrgica, incluindo a tecnologia de fabricação de ferro (aço) e a tecnologia de fundição e fundição de bronze. Acredita-se que as características proeminentes da antiga cultura da tecnologia metalúrgica chinesa são a ênfase na importância da filosofia, a ênfase no “momento, vantagens geográficas e harmonia humana” e a ênfase no pensamento filosófico de “harmonia”.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400159
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15082
Palavras-Chave: Cultura da Tecnologia Metalúrgica, Pensamento Filosófico, Pensamento Filosófico ?Harmonia?, Tecnologia Antiga
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.