Perspectiva filosófica sobre o desenvolvimento artístico e o pensamento histórico da animação
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Zhi Wang
Resumo:
No contexto da “era da leitura de imagens”, a animação também é um produto moderno, e a animação chinesa sempre foi uma “transmissão de imagens por meio de imagens”. Os autores acostumaram-se a pegar emprestado desenhos animados de países, como o Japão ou países europeus, e sua criatividade no pensamento de animação foi bastante suprimida, o que é um golpe devastador. Ao rastrear a origem do pensamento de animação, a partir de uma perspectiva filosófica, a evolução do pensamento e da expressão humana pode ser mais bem compreendida. Isso ajuda os pesquisadores a entender a evolução e as inovações da cultura humana e, assim, perceber melhor a relação entre cultura, arte e filosofia. O pensamento objetal enfatiza a divisão de problemas complexos em componentes menores, ou seja, os objetos. Na animação, isso pode ser interpretado como a divisão de cenas e ações complexas em objetos, personagens e elementos separados. Essa abstração e correlação de objetos ajudam os animadores a entender e projetar melhor as interações entre os personagens, o movimento dos objetos e a dinâmica da animação geral. Embora o estudo do “pensamento Xiang” tenha se desenvolvido na história da filosofia, ele não está diretamente relacionado ao rastreamento do pensamento de animação e à reconstrução artística. De fato, ele tem um impacto significativo no pensamento da animação. Por meio da análise do texto filosófico das obras de animação, os pesquisadores podem descobrir os temas filosóficos, os símbolos e os significados da animação. Isso pode incluir a interpretação de um trabalho de animação específico e como determinados pensamentos filosóficos são expressos, por meio da narrativa, dos personagens, dos elementos visuais etc. Portanto, o estudo do pensamento objetal tem um significado prático importante, para explicar a singularidade do pensamento de animação. Um dos objetivos da pesquisa pode ser descobrir a intertextualidade entre animação e filosofia, o que inclui explorar como os escritos e pensamentos filosóficos são representados na animação e, consequentemente, como a animação afeta o pensamento filosófico.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.n5.pe02400159
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15071
Palavras-Chave: Perspectiva filosófica, Pensamento Xiang, Pensamento espiritual, Pensamento de animação, Reconstrução artística
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