Espírito crítico pós-modernista: sua influência cultural e seu impacto na música e nas escolas de pensamento
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Zhiguo Wang; Xueping Wang
Resumo:
O pós-modernismo ocidental é uma tendência cultural de pensamento que surgiu nas décadas de 1960 e 1970. Sua influência envolve muitos campos, como arte, literatura, filosofia e estética, o que indica que uma grande mudança ocorreu em toda a sociedade ocidental e também tem um impacto profundo na cultura e na arte contemporâneas. Ao analisar a influência de longo alcance do pós-modernismo, na música e na filosofia, este artigo fornece estratégias de desenvolvimento e sugestões para a música e a filosofia, sob o pano de fundo do pós-modernismo. Este texto estudou os efeitos positivos e negativos do pós-modernismo na filosofia e na música, sob dois aspectos: música e filosofia. A influência positiva do pós-modernismo na filosofia e na música manifesta-se na defesa da igualdade, da harmonia entre o homem e a natureza, da inovação e do espírito crítico. É claro que a tendência de pensamento do pós-modernismo também tem alguns efeitos negativos, os quais devem ser vistos dialeticamente, em seu impacto sobre a música e a filosofia. Com a premissa de incentivar a inovação, respeitar a liberdade e a diferença, deve-se estabelecer uma autoconfiança de valor, de modo a promover o desenvolvimento da filosofia e da música. O pós-modernismo é uma forma cultural do período posterior do capitalismo. No campo da música, é necessário não apenas aderir à rebeldia e à abertura trazidas pelo pós-modernismo, mas também dar importância ao valor artístico das obras musicais para evitar a produção e a proliferação de obras musicais vulgarizadas. A influência do pós-modernismo na música e na filosofia, que estudamos neste artigo, tem um significado prático importante.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400160
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15090
Palavras-Chave: Pós-modernismo ocidental, Música e filosofia, Influência positiva, Influência negativa
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.