O conceito de educação musical em uma perspectiva filosófica
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Ziyu Liu
Resumo:
A educação musical, como uma disciplina importante, sempre recebeu atenção das comunidades educacionais e musicais. A música não é apenas uma forma de arte, mas o veículo da expressão, da cognição e do comportamento humanos. Contudo, há diferenças de pontos de vista sobre o objetivo e o conteúdo da educação musical. As diferentes origens culturais, na China e no Ocidente, dão ênfase diferente à educação musical. Ao comparar filosofias de educação musical sob distintos conceitos, é possível compreender as práticas e os conceitos de educação musical de culturas diversas, promovendo, assim, a comunicação e a compreensão interculturais. A filosofia é uma disciplina que explora questões e princípios fundamentais, enfatizando o pensamento especulativo e crítico. Na história da China, as ideias filosóficas desempenharam um papel importante na formação da educação musical. As ideias filosóficas da China antiga, como o confucionismo, o taoísmo e o budismo, tiveram um impacto profundo na compreensão e na educação musical. Para entender melhor a conexão interna entre as formas de arte musical e o comportamento expressivo, e para obter uma compreensão mais profunda da essência e do significado da música, este artigo adotou um método de pesquisa comparativa, com base em uma perspectiva filosófica, a fim de debater o conceito de educação musical e explorar sua essência e seus objetivos. Ao comparar diferentes perspectivas, o objetivo é propor um conceito abrangente de educação musical, para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Este texto partiu da relação dialética entre a essência da música e a filosofia e, em seguida, analisou diferentes conceitos de educação musical, a partir de uma perspectiva filosófica. Por fim, ainda em função de uma perspectiva filosófica, ele estudou a inspiração para a reforma da educação musical. A educação musical não deve se concentrar apenas em habilidades e desempenho, mas também no cultivo de habilidades estéticas e de pensamento. Analisar, a partir de uma perspectiva filosófica, pode ajudar a entender melhor a essência e o significado da música, explorar o valor da educação musical, resolver problemas na educação musical e promover o seu desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, ela pode ter impactos profundos em certas áreas, como psicologia, sociologia e saúde. Este trabalho demonstra, com eficácia, os múltiplos valores e funções da educação musical, oferecendo uma perspectiva mais ampla, para que o público entenda e promova essa educação.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400161
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15083
Palavras-Chave: Educação musical, Teoria filosófica, Prática de ensino, Desenvolvimento do aluno
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.