O papel da linguagem visual na nova era da China: além da comunicação cultural

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Xiaoren Chen

Resumo:

Nas últimas décadas, a pesquisa interdisciplinar tornou-se uma tendência. A linguagem visual e o pensamento cultural são dois diferentes conceitos, cada um com seus próprios métodos de pesquisa e seus referenciais teóricos. Entretanto, pesquisadores vêm percebendo que combinar a linguagem visual com o pensamento cultural pode oferecer compreensões e análises mais amplas e profundas. O propósito deste trabalho é ampliar o entendimento das pessoas sobre a linguagem visual e o pensamento cultural. Através da exploração interdisciplinar, as conotações e os significados culturais, por trás das imagens, podem ser profundamente examinados, a fim de revelar as diferenças e semelhanças entre as diferentes culturas, o que ajuda a aumentar a conscientização da diversidade cultural e a promover a troca e o entendimento entre as diferentes culturas. Esta pesquisa pode ser usada como um recurso para o desenvolvimento social e ter um impacto significativo no desenvolvimento da economia, resultando em um novo pensamento cultural. Ao mesmo tempo, ela também é um fator central de poder tecnológico. Como um elemento e símbolo de soft culture, a linguagem pode desempenhar um papel na diplomacia pública e participar do pensamento cultural e da competição. À medida que a sociedade humana entra na era da mídia da internet, a vida e o equipamento linguístico das pessoas fazem um progresso significativo.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400171

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14870

Palavras-Chave: Arte Fotográfica, Linguagem Visual, Pensamento Cultural

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.