Examinando a cultura tradicional chinesa e a compatibilidade da teoria marxista

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Kunyao Shu

Resumo:

No processo de desenvolvimento de longo prazo, a cultura tradicional chinesa gradualmente formou características próprias. Ela é conhecida por sua extensa e longa história, que, em certa medida, proporciona um bom ambiente para a sobrevivência e reprodução do povo chinês. A introdução da filosofia marxista na China desempenhou um papel importante no trabalho prático da construção revolucionária do país. Ao mesmo tempo, a comunidade acadêmica explora constantemente o terreno comum entre a filosofia marxista e a cultura tradicional chinesa. Na nova era da construção socialista, é necessário ter uma compreensão aprofundada da cultura tradicional chinesa. A fim de levar a China a realizar o sonho chinês o mais rápido possível e o grande renascimento da nação chinesa, este artigo trata da integração da cultura tradicional chinesa e da filosofia marxista, explorando a nova evolução da sinicização da filosofia marxista no novo período histórico.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400178

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14869

Palavras-Chave: Filosofia Marxista, Cultura Tradicional Chinesa, Desenvolvimento Coerente, Caminho específico

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.