O design urbano e o espírito da cultura chinesa: a simbólica importância dos elementos de montanhas na modelagem de parques culturais

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Xiumin Xia; Jingjing Zhou

Resumo:

Um parque cultural urbano é um símbolo da cultura urbana regional, além de refletir o acúmulo da cultura humana. Ele pode se tornar uma forma importante de herdar o patrimônio cultural e histórico regional e de promover o excelente espírito cultural tradicional chinês. Entretanto, o papel cultural desempenhado pelos parques culturais é bastante insatisfatório e ainda necessita de melhorias. É extremamente importante resolver esses problemas e promover o design dos parques culturais urbanos, a fim de mostrar melhor suas ideias culturais e suprir as necessidades de disseminação e desenvolvimento culturais. Por isso, este artigo introduziu elementos de montanhas e analisou a simbólica importância deles no design de parques culturais urbanos. Esta investigação tentou interpretar as ideias contidas nos parques culturais urbanos modernos, a partir das perspectivas de parques culturais urbanos e elementos de montanhas, e elaborou estratégias de design, métodos de expressão, técnicas de expressão e troca de ideias sobre parques culturais urbanos. As pesquisas mostraram que introduzir elementos de montanhas no design de parques culturais pode torná-los mais agradáveis esteticamente, com formatos mais complexos, de modo a destacar melhor as ideias de temas para interpretações e expressões culturais regionais. Esta pesquisa oferece mais projetos de design e elementos para o design de parques culturais urbanos, estudando os elementos de montanhas, enriquecendo a expressão e o significado ideológicos de parques culturais urbanos, ajudando a promover o patrimônio e o desenvolvimento da cultura e fornecendo mais base teórica para o design de paisagens.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400179

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14868

Palavras-Chave: Design de Parque Urbano, Elementos de Montanhas, Jardins Clássicos Chineses, Cultura Regional

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.