Integração da música tradicional chinesa: uma avaliação da influência interativa entre a música tradicional e o pensamento estético

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Yi Zhou; Feng Yu

Resumo:

A música tradicional chinesa tem uma longa história, repleta de conceitos estéticos ricos e extensos. A integração da música tradicional e das ideias estéticas tem um impacto significativo na formação do sistema musical tradicional da China. Este artigo explora a influência interativa da música tradicional e das ideias estéticas, analisando as ideias musicais da estética tradicional chinesa, buscando promover a integração e o desenvolvimento da música tradicional e das ideias estéticas. Discute o conteúdo das ideias estéticas musicais do confucionismo, taoísmo e moísmo, bem como a posição das ideias estéticas na música tradicional chinesa. Ao combinar e analisar a literatura relevante, livros antigos e materiais históricos, é possível compreender a evolução histórica e a influência mútua da música tradicional e do pensamento estético. Os conceitos estéticos tradicionais não só desempenharam um papel importante no desenvolvimento da música chinesa, mas também na promoção do desenvolvimento da música chinesa, ao longo de milhares de anos de história. Na avaliação da interação entre a música tradicional e o pensamento estético, pode ocorrer uma situação em que o conceito seja demasiado simplificado. A relação entre a música tradicional e o pensamento estético é muito complicada, envolvendo muitas escolas, períodos históricos e regiões. Pode não ser capaz de cobrir totalmente todos os fatores de influência, se for resumido apenas pelo confucionismo, taoísmo e budismo. Sugere-se que a educação e a herança da música tradicional e das ideias estéticas sejam fortalecidas, na educação musical. Artistas musicais mais tradicionais e os teóricos da estética devem ser cultivados, a fim de poder transmitir a música tradicional e as ideias estéticas às gerações futuras e continuar a desenvolver-se e a inovar, na sociedade contemporânea.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400180

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14874

Palavras-Chave: Música Tradicional Chinesa, Pensamento Estético, Interação Música e Pensamento Estético, A música tradicional funde o pensamento estético

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.