Valores filosóficos e cognição paisagística do Pavilhão de Orquídeas em Zhejiang a partir da perspectiva da história ambiental

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Quan Zhang; Xiaojun Jin

Resumo:

Este artigo mostra que, com o contínuo desenvolvimento da sociedade tradicional e a mudança no ambiente aquático, a paisagem do Pavilhão das Orquídeas mudou diversas vezes. A cognição da paisagem do Pavilhão das Orquídeas, pelos literatos das dinastias passadas, também tem sido continuamente sublimada devido a uma série de fatores naturais e sociais. Como uma importante paisagem histórica, ao sul do rio Yangtze, o Pavilhão das Orquídeas contém mais significado histórico e cultural do que a própria paisagem. Das Dinastias Wei e Jin à Dinastia Tang, o belo ambiente aquático e a paisagem cultural do Pavilhão das Orquídeas despertaram o desejo e a apreciação em todo o país pela sua beleza. No entanto, desde a Dinastia Song até ao final da Dinastia Ming, fatores como a guerra, o crescimento populacional e as alterações climáticas causaram danos ao ambiente aquático, e a paisagem do Pavilhão das Orquídeas não foi poupada. Os estudiosos tiveram que relembrar a paisagem do Pavilhão das Orquídeas em seus trabalhos devido à sua destruição. Na Dinastia Qing, o poder imperial interveio para reconstruir a paisagem do Pavilhão das Orquídeas. Os literatos e funcionários, no sul do rio Yangtze, aceitaram gradualmente o domínio do regime Qing, e a imagem da paisagem do Pavilhão das Orquídeas foi remodelada. Desde a República da China, os adeptos do final da Dinastia Qing têm usado o local e as suas atividades rituais para reforçar o seu sentido de identidade através de novas formas de mídia. O prefácio do Pavilhão das Orquídeas é uma coleção de acontecimentos, artigos e caligrafias, que supera o valor geral de visualização. Embora a caligrafia atinja o seu significado último, a influência de eventos e artigos é a condição para que ela entre no mundo clássico, e a aparência lendária e o apoio do poder imperial são as ajudas importantes para a sua difusão.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400187

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15021

Palavras-Chave: Pavilhão de orquídeas, Ambiente, Valores filosóficos, Cognição da paisagem

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.