Filosofia educacional e prática educacional no Confucionismo
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Yushu Xu; Chao Chen
Resumo:
O pensamento educacional confucionista é um sistema teórico educacional completo, baseado no pensamento ético de Confúcio, cada vez mais enriquecido e aperfeiçoado na herança e desenvolvimento contínuo dos pensadores confucionistas posteriores. O pensamento educacional confucionista é diferente da teoria educacional ocidental. Toma a educação moral como núcleo e a ética como característica, com forte teor da humanística chinesa. Na educação moderna, o pensamento educacional do confucionismo ainda é comentado pelas pessoas. Do ponto de vista da análise filosófica, este artigo faz um estudo do principal propósito, conteúdo e método do pensamento educacional confucionista. Investiga a ideia filosófica por trás do pensamento educacional confucionista e resume seu importante esclarecimento para a educação contemporânea.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400189
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14955
Palavras-Chave: Educação, Confúcio, Confucionismo, Benevolência, Filosofia educacional
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