A incorporação do pensamento confucionista no desempenho da dança clássica Chinesa

vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Xian Long

Resumo:

A dança clássica chinesa, influenciada pelo pensamento confucionista, mostra tanto seu valor estético quanto sua profunda herança cultural. Este artigo explora, principalmente, como o pensamento confucionista se reflete nas técnicas de desempenho e nas práticas culturais da dança clássica chinesa. O texto também propõe a "beleza" e a "virtude" nos "ritos e música" do confucionismo e os combina com a performance da dança clássica chinesa. Além disso, examina como os ideais confucionistas de "beleza" e "virtude" em "ritos e música" são incorporados nas apresentações de dança clássica chinesa, no ensino e na disseminação, na criação de obras e no espírito cultural. Entre eles, o confucionismo enfatiza o conceito moral de "orientação para as pessoas", que é integrado à criação e ao desempenho da dança clássica chinesa, aprimorando a conotação espiritual do desempenho da dança clássica chinesa. Este artigo constatou que, durante o longo processo de desenvolvimento da dança clássica chinesa, um conjunto de excelentes padrões artísticos foi gradualmente desenvolvido, o que desempenha um papel decisivo no surgimento e desenvolvimento da dança clássica chinesa. O texto revela que o confucionismo contribuiu para o desenvolvimento de altos padrões artísticos na dança clássica chinesa, o que é crucial para sua evolução e importância.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400241

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15886

Palavras-Chave: Dança clássica chinesa, Estudos práticos, Confucionismo, Cultura da dança

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.