Ária do pensamento: exploração filosófica através da expressão da música vocal
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Jie Sun
Resumo:
A filosofia contribui significativamente para a herança do pensamento humano e do espírito humanista. As explorações tradicionais da filosofia, geralmente racionais e abstratas, podem ter dificuldade em se envolver profundamente com as emoções e experiências humanas. Este artigo investiga a expressão de ideias filosóficas, por meio da música vocal, especialmente durante a era romântica, para preencher essa lacuna. Ao examinar a integração de conceitos filosóficos, nas composições vocais do século XIX, o estudo destaca como a música vocal pode servir como um meio potente para o discurso filosófico. O estudo explora a relação simbiótica entre a música vocal e a filosofia, analisando como as árias expressam e perseguem questionamentos filosóficos. Esta pesquisa avalia o papel da música vocal na exploração filosófica, através de três dimensões: expressão emocional, comunicação conceitual e impacto inspirador. As descobertas visam a demonstrar o poder transformador da música, para transmitir pensamentos filosóficos, inspirando uma contemplação mais profunda da vida, da existência e dos valores, além de incentivar uma reavaliação da capacidade única da música vocal de comunicar ideias profundas.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400250
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15927
Palavras-Chave: Expressão Vocal, Pensamento Filosófico, Ressonância Emocional, Mundo Espiritual Humano, Forma Musical
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.