Integrando padrões tradicionais chineses à estética moderna: um estudo de teoria enraizada com base na "Coleção de Padrões Chineses", de Pang Xunqin
vol. 47, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Xin Tian; Xiaodan Liu; Cheng Lu
Resumo:
Este estudo emprega metodologia de teoria fundamentada, utilizando técnicas de codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva, para conduzir uma análise sistemática da "Coleção de Padrões Decorativos Chineses", de Pang Xunqin. Uma estrutura teórica é construída para explorar a fusão de padrões tradicionais chineses com o design de arte decorativa moderna. Como pioneira nesse domínio, a obra de Pang Xunqin não apenas preenche lacunas históricas nas artes decorativas chinesas, mas também oferece insights inovadores para a progressão da arte e do design chineses contemporâneos. A análise de codificação do estudo revela a integração hábil de padrões tradicionais em práticas de design modernas, por Pang Xunqin, aprimorando, assim, a identidade cultural e o vigor artístico. Além disso, um modelo dinâmico é introduzido, traçando caminhos inovadores para a evolução moderna de padrões tradicionais e promovendo sua disseminação cultural global e inovação. Esse modelo enriquece nossa compreensão da fusão de tradição e modernidade e apresenta uma nova perspectiva para a observação e a aplicação da cultura tradicional em cenários contemporâneos.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400281
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15956
Palavras-Chave: Pang Xunqin, Cultura tradicional, Modernidade, Design localizado, Teoria fundamentada
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.