A integração do conceito confucionista pré-Qin de retidão e lucro na teoria da educação primária

vol. 47, n. 6 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Da Deng; Chunshan Deng

Resumo:

O componente atual de educação moral nas escolas primárias enfrenta desafios significativos. O comportamento cotidiano de muitos alunos do Ensino Fundamental parece excessivamente egocêntrico e pragmático, potencialmente impactando negativamente seu crescimento futuro e desenvolvimento de caráter. Isso pode influenciar ainda mais a atmosfera social, nas próximas décadas. Assim, resumir e refletir sobre teorias e métodos na educação primária, alterar abordagens de ensino e melhorar a qualidade da educação moral são questões cruciais. A transformação na educação requer uma teoria filosófica fundamental. Esta pesquisa sugere que extrair do conceito de "retidão e lucro", enraizado no confucionismo pré-Qin, é uma referência valiosa. A perspectiva confucionista pré-Qin sobre retidão e lucro está no cerne do pensamento confucionista pré-Qin e influiu profundamente na história chinesa, por milênios. Sua contemplação sobre "retidão" e "lucro" continua a ter um impacto de longo alcance, nos tempos contemporâneos. Para fornecer uma base filosófica à teoria da educação primária, examina-se a essência do conceito confucionista pré-Qin de "retidão e lucro". Além disso, traçar seu desenvolvimento histórico fornece insights para essa transformação. Em termos de teorias educacionais atuais, a revisão concentra-se em teorias centradas no ser humano na educação primária. Finalmente, é feita uma proposta para integrar o conceito confucionista pré-Qin de "retidão e lucro" com teorias centradas no ser humano, na educação primária, acompanhadas por estratégias de ensino correspondentes. De acordo com as descobertas desta pesquisa, os conceitos de retidão e lucro eram mutuamente exclusivos, completamente, em seus estágios iniciais. No entanto, durante a evolução de várias dinastias, os dois conceitos gradualmente ganharam elementos de apoio mútuo. Esta investigação visa a sugerir melhorias para o nível de educação moral, no ensino primário atual, e promover a herança da cultura tradicional chinesa, por meio da integração da visão confucionista pré-Qin de retidão e lucro e da teoria da educação primária orientada para as pessoas.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400314

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16346

Palavras-Chave: Retidão, Lucro, Confucionismo, Educação primária, Cultura tradicional, Filosofia antiga, Filósofo. Ensino

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.